terça-feira, 30 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014 - SHOWS

Muita coisa aconteceu nesse ano de 2014, mas, sobretudo, as datas de shows de bandas autorais cresceram consideravelmente.
Todas as casa da região abriram espaço para as bandas mostrarem o seu trabalho. Porém, precisamos de mais ainda...

Na boa, ninguém aguenta mais assistir banda cover toda hora!!!

Pra se ter uma idéia, numa cidade em que conseguiu ter Iron Maiden Cover no mesmo final de semana em três casas diferentes, as datas da Sexta Autoral, no Aldeia Bar, superaram em muito o público da maioria das datas de bandas cover. Será que não é hora dos donos das casas olharem melhor para esse lado e desenvolverem algo? Marcar banda cover é cômodo, mas fazer acontecer é outra história. E, quando as bandas cover dão uma média de menos 50 pessoas no seu bar, acho que é hora de repensar em tudo, né não?


O ano começou com a grande festa de bandas autorais no Parque Da Uva, em meio à tradicional Festa Da Uva de Jundiaí, com duas datas repletas de som autoral, organizado pelos amigos do Programa Rock Forever. Algo inimaginável, que se repetiu pelo segundo ano consecutivo. Bombou de gente nos dois dias.
No mesmo Parque Da Uva, um encontro de tatuadores nos presenteou com dois dias de muita música autoral das bandas da região, finalizada com a banda Project 46.
Jundiaí começou a pegar fogo!!!
A Sexta Autoral no Aldeia Bar (organizada por nós) foi um sucesso ao longo do ano, mantendo 25 datas, com cinquenta bandas diferentes apresentando o seu trabalho autoral.
Houve também os eventos do Territory Day, trazendo Matanza + Project 46 e Ratos De Porão + Krisiun, com abertura das bandas de nossa região. Dois dias de muita loucura num espaço dominado pelo Funk e Sertanejo Universitário.
A Toca Do Rei, em meio às suas insistentes datas de bandas cover, abriu espaço para que o Nox Eterna lançasse o seu CD, para que Butcher Clow e Big Whiskey mostrassem os seus trabalhos novos, Quem Matou Isabelly?, Fim Da Aurora, Dharma 101 entre tantas outras bandas que por lá apareceram pra fazer um som. Ainda há muito o que se fazer... a Toca Do Rei pode sim melhorar a sua agenda para as bandas autorais, porém, as bandas e o público devem prestigiar esses eventos, para que os bares continuem na batalha que é trabalhar com rock and roll.
Até o Yellow Pubmarine, casa inaugurada durante o ano e que abrange um público diferenciado, mais exigente, (falando o português claro: playboyzada!!!) abriu as portas para que as bandas Burt Reynolds e Os Cleggs fizessem um barulho e também para que o Programa Rock Forever comemorasse 12 anos de existência, com várias bandas autorais no palco, tais como Sallys Home, Guilhotina, Dharma 101, Nox Eterna, Alana, etc. O Rock Forever é um marco na história da nossa cidade!!! Ajude a fortalecer sempre esse instrumento maravilhoso que temos aqui, em nossas mãos. Assista, compartilhe, divulgue. Ajude a manter vivo um lance tão legal como esse. Assim como o Programa Rock City, que entrevista as bandas e mostra o trabalho das mesmas em sua programação no Youtube. Vocês não sabem a falta que uns lances desses fez nos anos 90, meus amigos. Então, não desperdicem o que vocês tem nas mãos.

Voltando ao Aldeia Bar, além da já citada Sexta Autoral, houve também três momentos que merecem destaque. O primeiro, lá atrás, em março, Headhunter DC e Nervochaos tocaram junto com Incinerad e Corporate Death. Um domingão de metal bem satisfatório. Em Novembro foi a vez de mostrar o poder da cultura independente e misturar os nossos Perturba e Regredidos Do Macaco com as bandas goianas Girlie Hell, Damn Stoned Birds, The Galo Power e Coletivo Sui Generis, para a realização do primeiro Juntando As Tribos. Quem não foi, perdeu uma festaça!!! Um domingo agradabilíssimo, que começou à tarde e terminou logo ao anoitecer. Vários amigos na casa e bandas maravilhosas no palco. Ah, e o melhor de tudo DE GRAÇA!!! Não foi por que? Tava dodói??? Tava de ressaca, é?
Já em dezembro, no dia 18 mais precisamente, Fistt + Curse Diem + Sallys Home subiram ao palco para um evento beneficente e juntaram muita gente e brinquedos para doação.

No mais, os nossos vizinhos Taverna e Baco (Várzea) fizeram eventos significativos com nomes internacionais (Warrel Dane, Dave Evans e como esquecer o espetacular Grim Reaper e Picture juntos na Várzea) e nacionais (Matanza, Ratos De Porão, Olho Seco, Paura, Centúrias, etc) e sempre com espaços para as bandas da região (Surfaced, Gasoline Special, D.N.R., Burt Reynolds, Guilhotina, Regredidos Do Macaco, Perturba, etc).
No Taverna teve o Brutal Mosh 1 e 2, o Rock City Fest, o Karaokê Ao Vivo, entre tantos outros eventos. Mas, o mais foda da região é o More Gore Before!!! Desgraceira igual não existe, meus amigos. São doze horas de bandas Grindcore Goregrind tocando no Taverna sem parar.


Muitas bandas daqui da região saíram pra fazer shows em várias cidades e estados diferentes. Betterman, Sallys Home, O Gosto Do Nojo, Surfaced, Fistt e, dando um destaque maior para o Perturba, que encarou showzaços no interior de São Paulo e em outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas e Brasília, promovendo o lançamento de seu CD.

Agora falta as casas se conscientizarem e sentarem pra planejar as coisas. Foi provado que noites com bandas autorais funcionam perfeitamente, é só saber fazer. O lance com bandas autorais está voltando a pegar.
Porém, ainda falta um pouco mais de vontade das pessoas prestigiarem os eventos...
Bandas, vocês fazem parte do evento, então, divulguem o máximo que podem!!! Não
entrem em competição. Todos estamos no mesmo barco!
Sabiam que os caras do Ramones assistiam a todos os shows do KISS e estes, por sua vez, adoravam assistir aos shows do Ramones em seu início??? Se eles prestigiavam uns aos outros, por que VOCÊ não quer prestigiar os eventos quando a sua banda não está tocando??? Nós não somos ninguém na música, meus amigos, e, se continuarmos competindo, nada acontecerá.
Então você que possui banda, prestigie o evento em que a sua banda não está tocando!!! Mais importante que tocar é prestigiar os eventos. E, no dia em que a sua banda toca, preste atenção nas outras bandas no palco. Não seja cuzão suficiente de não prestigiar as outras bandas do mesmo dia.
É muito feio fazer isso. É muito feio não comparecer EM NENHUM evento em que você não toca!!! Estamos de olho...

FELIZ 2015 À TODOS OS AMIGOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário