segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014 - ÁLBUNS

PERTURBA
Falemos dos álbuns lançados em 2014.

Que alegria ver as bandas lançando, física ou virtualmente, os seus álbuns completos, mostrando o seu material, a sua música, aquilo que pensam.

O GUILHOTINA liberou, logo no início do ano, o seu álbum (“Volume I”) na net. GASOLINE SPECIAL (“Rck’n’rll”) e ECLIPTYKA (“Times Are Changed”) lançaram o tão aclamado CD físico. Gasoline Special num formato mais simples, no envelope de papelão, como capa de vinil, mas num capricho gráfico fantástico. Já o Ecliptyka lançou na caixinha de acrílico, com direito a encarte e letras das músicas e foi considerado por um site como uma das capas mais bonitas de 2014. Também tivemos o NOX ETERNA, que lançou, de forma oficial, o seu álbum gravado em 2013, o "The Ocean Is Mine", segundo álbum dos caras e, este, lançado na caixinha, com encarte, da maneira como deve ser. Lindos lançamentos dessas bandas, que não deixam o movimento parar.
GASOLINE SPECIAL

BETTERMAN foi outro belo lançamento. O álbum “Panta Rhei” foi lançado de forma física e virtual por um selo de São Paulo, o Hearts Bleed Blue. E os dois formatos deram ótimos resultados, fazendo a banda sair pra tocar em vários lugares. Essa relação de banda e selo é essencial. Faz acontecer coisas bacanas. Bandas, pensem nisso também.

Mas 2014, para mim, no quesito álbum lançado, foi especial por dois lançamentos. O primeiro, de forma virtual, é o terceiro álbum do V.A.I.N., “Eight”. Um dos melhores discos de toda a história musical da nossa região. A diversidade de estilos entre as bandas de Jundiaí sempre foi um diferencial na cidade. E eis que possuímos uma banda Progressive/Alternative Rock e ninguém está dando a devida atenção? Depois, não me venha dizer que manja tudo de som, meu amigo.
Eight” é uma obra de arte em todos os sentidos. Musicalmente, conceitualmente e graficamente, embora seja um lançamento virtual. A capa ficou à cargo de um artista aqui da cidade: Erik Muller Thurm. Um artista desse gabarito por aqui e muitos procurando, lá fora, quem faça as suas artes. Não, minha gente, repensem nisso tudo. Aqui dentro vocês conseguem fazer tudo!!! Da arte da capa até a masterização do material.
E eu torço muito para que, um dia, esse disco consiga ganhar vida na forma física.
V.A.I.N.

O outro lançamento que eu destaco aqui é o álbum FÍSICO do PERTURBA, o “Veja Bem, Caralho”. Não só pelo lançamento do CD físico, com caixinha, encarte e tudo o que manda o figurino, nem só pelo lance do conteúdo do álbum, que nos agracia com uma banda de Punk Rock madura, com músicas e letras otimamente compostas, cravando a condição de uma das bandas mais fodas de todos os tempos aqui da região (Perturba é de Várzea Paulista), mas pelo fato de, ali, começar o sonho de fazer acontecer um selo independente aqui na região, o “Barata Discos”, que nasceu a partir desse lançamento. O outro lançamento do Barata Discos é o EP do Regredidos Do Macaco (“Regredidos Do Macaco”). Em 2015, vamos fazer o selo pegar força, tentar levantar recursos pra lançar todos esses materiais de bandas que se interessem em estar conosco.

Ou seja, 2015 vai ser foda!!!

Procure saber mais dos lançamentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário