quarta-feira, 30 de agosto de 2017

METAL MADE IN BRAZIL (anos 80) Parte 01

É um dos melhores países do Metal do mundo.
Você ainda pensa somente naquela banda que ficou famosa quando conversa sobre metal brasileiro? Pelo amor, hem? Vamos já pra lista.
Anos 80 no metal brasileiro foi assim:

SARCÓFAGO

A maior banda de metal do Brasil !!!
Formado em Belo Horizonte em 1985, eles são os criadores do Metal Extremo do mundo. Diferentemente daquela outra banda famosa, que só tocou mais do mesmo, o Sarcófago é reconhecido mundialmente por terem criado a maneira de tocar metal da forma mais bruta e agressiva. O Metal Extremo começa a partir do lançamento da demo-tape "Satanic Lust", de 1986, passando pela histórica coletânea "Warfare Noise" (86) e, enfim, lançando, em 1987, o seu disco de estréia, o espetacular "INRI".
Criadores do tal "blast beats", que, na minha época era chamado de metranca. 
METRANCA !!!!
Salve os pais do Death Metal.

DORSAL ATLÂNTICA


Eu sou daqueles que conheceram o metal de verdade escutando Slayer, Exodus, Venom e DORSAL ATLÂNTICA.
Em 1986, eu era um garoto de 12 para 13 anos e ganhei, do meu primo, o espetacular recém lançado "Antes Do Fim", obra prima do estilo no mundo inteiro.
O disco é reverenciado por todo o globo por aqueles que curtem e conhecem tudo de metal.
Formado no Rio de Janeiro (capital) em 1981, lançou o seu debut, o split "Ultimatum" (junto com o Metalmorphose), em 1985. E, em 86, o maravilhoso já citado "Antes Do Fim". Em 1988, mais uma obra prima, o "Dividir E Conquistar", que fez com que o Dorsal Atlântica realmente se firmasse como banda de primeira grandeza nacional.
Raça e determinação... além de letras consistentes e pensantes. Até hoje, eles fazem o que sempre fizeram de melhor: tocar Thrash Metal.

KORZUS

Formado na cidade de São Paulo em 1983, o Korzus é a banda de metal de maior longevidade ininterrupta do Brasil.
Nunca pararam. Nunca "deram um tempo". Sempre fizeram um som, lançando discos, mantendo a carreira sempre ativa.
Korzus é patrimônio sagrado do metal brasileiro.
Desde a sua primeira aparição, na coletânea da Baratos Afins, "SP Metal 2", de 1985, a banda já mostrava o seu potencial.
O disco debut veio no ano seguinte, um ao vivo histórico (aquela capa vermelha é de emocionar). Mas, em 1987, com o lançamento do maravilhoso "Sonho Maníaco" é que foi separados os homens dos meninos. Esse é um disco que poucos se aventuraram em tentar fazer um igual. Histórico, absolutamente histórico.
E a banda continuou a sua carreira anos 90, anos 2000, até hoje, lançando outros sete discos fodas.

VULCANO

Em 1981 surgia, em Santos, litoral sul paulista, a banda Vulcano.
Em 1983 já lançavam o seu primeiro registro, o compacto sete polegadas "Om Pushne Namah" (raridade hoje em dia).
Mas, foi em 1985 que o Vulcano derrubou tudo e meteu o pé na porta com o lançamento do maravilhoso "Live".
"Bloody Vengeance", de 1986, é um dos primeiros registros mundiais do que podemos chamar de Death Metal.
Histórica banda brasileira, que ainda está na ativa nos dias de hoje.

CENTÚRIAS

O metal brasileiro nos entregou verdadeiras pérolas para o nosso deleite. Centúrias é uma dessas. É pérola bruta, intocada, na sua forma magistral.
Começou como uma banda Heavy Metal tradicional. Flertou com o Hard Rock em seu debut, o maravilhoso "Última Noite", de 1986.
Mas, foi em 1988 que mostrou ao país a sua capacidade de fazer música boa. O disco "Ninja" é uma das obras de arte mais maravilhosas da história brasileira.
A banda parou ao entrar nos anos 90, mas voltou em 2012.
Já lançaram um interessantíssimo EP em 2013 e preparam o tão aguardado álbum completo, para sacramentar a volta de uma das bandas mais marcantes de toda a história.

MUTILATOR

Formada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde o metal reinava naquele hoje longínquo ano de 1985, o Mutilator já começou participando da histórica coletânea "Warfare Noise", de 1986 e, em 1987, lançou o seu primeiro (e histórico) disco, "Immortal Force".
Com um som bem Death/ Thrash Metal, a banda ganhou reconhecimento nacional, o que garantiu, no ano seguinte, o lançamento do segundo álbum, "Into The Strange".
Com uma sonoridade mais Thrash Metal tradicional, a banda foi perdendo força e encerrou as suas atividades antes mesmo da virada da década. Mas deixou o seu nome marcado para a eternidade.

PANIC

O Metal já assolava o país e cada estado tinha o seu representante na cena.
Vindo direto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Panic lançou, em 1987, um disco absolutamente histórico: "Rotten Churches".
Lançado pelo selo Woodstock Discos, tivemos o prazer de conhecer o que estava rolando lá no Sul do país. E o que recebemos aqui, foi uma sonoridade absurdamente agressiva, um Thrash Metal, com pitadas de Death Metal, de uma banda que estava, realmente, no "veneno" para fazer a coisa acontecer.
Adentraram bem nos anos 90, lançando dois discaços pela Cogumelo Records.
A banda continua na ativa até os dias de hoje, fazendo shows e ainda gravando materiais.

HEADHUNTER DC

Da Bahia, nós temos esse ilustre representante do metal brasileiro, o Headhunter DC.
Formado na cidade de Salvador em 1987, lançou a demo tape "Hell Is Here" em 1989 e o seu álbum debut em 1990, o maravilhoso "Born... Sufer... Die".
E aí foram mantendo a carreira da maneira que dava, a gente sabe como é difícil manter uma banda de metal ativa por tanto tempo.
Entre uma parada e outra, reativaram de vez a banda em 2007 e não mais pararam. Estão na ativa e fortes atpe os dias de hoje, com grandes shows em todo território nacional e até excursões internacionais.
Banda muito foda.

MX

O MX já chamou a minha atenção quando eu comprei a coletânea "Headthrashers" (Fucker - 1987).
Mas, foi com o "Simoniacal" (1988), lançado pelo mesmo selo, que eu coloquei o MX na minha cabeceira... mal sabia eu que a banda entrava, por méritos próprios, na história do metal mundial.
Eu cantei anos a fio músicas como "Dirty Bitch" e "Fighting For The Bastards", além de "Inquisition" e de todo o disco.
"Mental Slavery", disco lançado em 1990, mantém a banda na pegada, mas, mesmo assim, eles encerram as atividades, para voltar já no século XXI e terminar de derrubar tudo aquilo que ainda ficou de pé com a explosão desse míssil.

HARPPIA

Não podemos falar sobre metal brasileiro sem citar o Harppia, a primeira banda a ter uma música tocada em horário nobre de rádio FM.
Sim, meus amigos, em meio ao que rolava nos anos 80 (Ultraje a Rigor, Ira, RPM, Barão Vermelho, etc) tocava "Sálem, A Cidade Das Bruxas", no meu modo de ver, um dos cinco maiores hits do Metal Brasil de todos os tempos.
A banda tem uma história riquíssima. Vale lembrar do histórico show em frente à loja Woodstock, em São Paulo, em 1988, em pleno Carnaval, abrindo assim, uma série de eventos com várias bandas se apresentando naquele local.
Ao todo, na carreira, foram apenas 03 discos lançados, o suficiente para deixar registrado um legado muito forte ao metal nacional.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário